Palestra 08/07/20

Tecnologia: Substantivo Feminino
Panelistas: Profª. Bruna Diirr Gonçalves da Silva (DIA/UNIRIO), Paula Cristiane Hernandes da Silva (MAG Seguros), Silvia Benza Bareiro (Werkspot)
Data: 08/07/2020, 17h
Palestra disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0NdUMEbagh0

Mais detalhes

A participação de mulheres nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação é baixa e vem diminuindo ano após ano. Isto é preocupante, pois a diversidade é fundamental para representar corretamente todos os indivíduos da sociedade e, assim, ter impactos mais adequados aos problemas por ela enfrentados. Muitas ações, internacionais e nacionais, buscam aumentar a participação das mulheres na área de tecnologia, desenvolvendo lideranças, educação tecnológica e empoderamento. Neste painel, vamos discutir o papel da mulher na TIC através da experiência de três profissionais da área, estimulando a interação e reflexão das alunas e alunos inseridos nesse contexto sobre o tema.

A profª. Bruna Diirr Gonçalves da Silva possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008); mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011); e doutorado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), com período sanduíche no Rensselaer Polytechnic Institute (2015). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: colaboração (CSCW), processos de negócio (BPM), gestão do conhecimento, engenharia de software, transparência, democracia eletrônica, governo eletrônico (eGov), gestão de emergências e improvisação. Além disso, coordena o projeto “SIsters – Sororidade em Sistemas de Informação” e é colaboradora do Portal Deviante em ações de divulgação científica.

Paula Cristiane Hernandes da Silva faz parte da equipe de Sistemas da MAG Seguros desde 2011, iniciando no time como desenvolvedora .Net, em projetos com ênfase em integração entre sistemas e melhoria de processos críticos na área de Seguros de Vida. Em 2017, passou a integrar o time de Arquitetura de Soluções Tecnológicas, com foco voltado para a montagem de ecossistemas distribuídos desenvolvidos por squads ágeis. Antes de integrar o time da MAG Seguros, trabalhou como desenvolvedora .net e webdesigner do portal regional Portal Terê (Teresópolis RJ), atuando também como redatora e revisora de apostilas técnicas. É graduada em Tecnologia em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo cursado também a Formação de Programadores Java na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificações Microsoft, PSM I e Gestão de Projetos pela FGV.

Silvia Benza Bareiro veio do Paraguai através da Bolsa PEC-G e fez Engenharia da Computação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e posteriormente um mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ. Foi professora substituta na UFRJ e professora no Instituto Infnet. Tem experiência de mercado através de laboratórios como o LabBD da UFRJ, trabalhando como analista de requisitos. Atualmente, está morando na Holanda e trabalhando como Engenheira de Dados na Werkspot.