Gerência de dados em Ambientes Distribuídos e Paralelos – TIN0136

Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Projeto e Construção de Sistemas com SGBD
Professor Responsável: Fabrício Raphael Silva Pereira

Capacitar o aluno a definir e criticar os benefícios das técnicas de distribuição de dados, definir e criticar os benefícios das técnicas de paralelismo no acesso a dados, identificar e caracterizar ambientes no estado da arte que envolvam distribuição e paralelismo no acesso a dados.

Sistemas de Gerência de Bancos de Dados Distribuídos (SGBDD). Processamento paralelo em sistemas de banco de dados. Análise dos principais sistemas de banco de dados distribuídos e paralelos. Tendências atuais de gerência de dados em ambientes distribuídos e paralelos.

• Sistemas de Gerência de Bancos de Dados Distribuídos
    • Conceitos de distribuição de dados
    • Arquiteturas de sistemas de banco de dados distribuídos
    • Projeto de distribuição de bancos de dados
    • Processamento distribuído de consultas
    • Gerência de transações distribuídas
  • Processamento paralelo em sistemas de banco de dados
    • Algoritmos de processamento paralelo de consultas
    • Avaliação de desempenho
  • Análise dos principais sistemas de banco de dados distribuídos e paralelos
  • Tendências atuais de gerência de dados em ambientes distribuídos e paralelos
    • Workflows e experimentos científicos
    • Clusters de bancos de dados
    • Ambientes de computação em nuvem

Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve projetar e analisar o desempenho de uma aplicação paralela sobre um repositório de dados distribuídos.
Exposição de conteúdo: Para apoiar o aluno na realização do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos.

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante entrega o resultado de tarefas práticas intermediárias aplicando o conteúdo da disciplina no desenvolvimento de seu projeto.
Avaliação somativa: ao término da disciplina, o aluno apresenta um trabalho final da disciplina, que é o projeto que foi desenvolvendo ao longo da disciplina.

• M. T. Ozsu, P. Valduriez. Principles of Distributed Database Systems. 2nd Edition, 1998.
  • Antonopoulos, N., Gillam, L., Cloud Computing: Principles, Systems and Applications. 1st Edition. Springer, 2010.
  • Buyya, R., Broberg, J., Goscinski, A. M., Cloud Computing: Principles and Paradigms. 1 Ed. Wiley, 2011.