Projeto e Construção de Sistemas com SGBD – TIN0125

Pré-requisitos: Banco de Dados II e Projeto e Construção de Sistemas
Professor Responsável: Fabrício Raphael Silva Pereira

Adquirir habilidade na tarefa de projetar e construir um sistema de informação em ambiente de banco de dados, produzindo os artefatos do processo de desenvolvimento de sistemas.

Modelos de dados e ferramentas de modelagem; técnicas de projeto estruturado e orientado a objetos; modelos para banco de dados: relacional, hierárquico, em redes, orientado a objetos; ferramentas CASE; dicionários de dados, repositórios, warehouses. Implementação: codificação Windows/GUI ou implementação, geração de código/aplicação, planejamento cliente-servidor, teste e instalação; conversão de sistema, treinamento e integração do usuário final e revisão pós-implementação.

• Revisão, sob demanda, de conceitos aprendidos nas disciplinas de Bancos de Dados I e II, Análise de Sistemas, Projeto e Construção de Sistemas
  • Apresentação de um estudo de caso ilustrativo das etapas do processo de desenvolvimento de sistemas de informação e respectivos artefatos, compreendendo:
    • Definição de requisitos (Descrição do Minimundo)
    • Modelagem conceitual de dados (Modelo de Classes ou de Entidades e Relacionamentos)
    • Projeto lógico e físico do banco de dados (Esquema de banco de dados em ferramenta de projeto)
    • Implementação e carga do banco de dados em SGBD específico
    • Análise funcional do sistema (Modelo de Casos de Uso)
    • Projeto funcional do sistema (Modelo de Interações)
    • Implementação da aplicação em ambiente de programação específico

Aprendizagem Baseada em Projetos.

A demanda por revisão de conceitos necessários na disciplina é levantada através de questionário de conhecimentos iniciais, aplicado na primeira semana.

O projeto a ser realizado ao longo da disciplina é o desenvolvimento de um sistema de informação escolhido pelos alunos, em grupos.

As aulas presenciais servem para exposição e revisão de conteúdos, e como pontos de controle do cronograma de desenvolvimento do projeto. O controle é feito através de entrega de artefatos intermediários e seminários, onde os alunos apresentam e discutem tópicos relativos às etapas dos projetos.

Formativa: os alunos entregam trabalhos intermediários (relatórios e seminários), segundo cronograma, em que o professor atua como gerente dos projetos e avalia a participação individual dos alunos.

Somativa: ao final da disciplina, os alunos entregam o sistema desenvolvido em grupo e o apresentam em seminário final.

A nota final do aluno é igual à média das notas dos artefatos entregues e da apresentação final, ponderada por pesos de participação individual e auto-avaliação do grupo.

São aprovados os alunos com média final maior que 7,0 e Prova final para alunos com média maior que 4,0 e menor 7,0.

• Bezerra, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
  • Booch, G; Rumbaugh, J e Jacobson, I. UML – Guia do Usuário. Tradução: Fábio Freitas da Silva, Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • Elmasri, R. Navathe, S.B., Sistemas de Bancos de Dados: Fundamentos e Aplicações, Addison-Wesley, 2005.
  • Heuser, C.A. Projeto de Banco de Dados. Editora Bookman, 6ª Edição, 2009.
  • Pressman, Roger. Software Engineering: a Practitioner’s Approach. Mc-Graw Hill, 7ª Edição, 2011.
  • Documentação técnica do SGBD e do Ambiente de Programação adotados.