Empreendedorismo – TIN0130

Obrigatória – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Análise Empresarial e Administrativa
Professor Responsável: José Ricardo Cereja

Objetivos da Disciplina

Apresentar os principais conceitos e práticas do empreendedorismo moderno, técnicas de gestão e aspectos do comportamento empreendedor. Possibilitar ao aluno as competências para avaliar oportunidades de negócio e para a tomada de decisão. Permitir ao aluno o uso de instrumentos para analisar o mercado. Ensinar ao aluno os princípios básicos da formulação de Plano de Negócios.

Ementa

O ambiente dos negócios. Análise do ambiente: idéias x oportunidades de negócios. O conceito e a necessidade de se empreender. Escolha do negócio. Conceito do negócio e seus atributos de valor. Reconhecimento e administração dos riscos. Avaliação do potencial do negócio. Dinâmica dos negócios. Escolha da estratégia competitiva certa. Análise financeira do negócio. Plano de Negócios. Comportamento empreendedor. Ferramentas de gestão de negócios. Empreendedorismo Social.

Conteúdo Programático

  • PARTE I – Introdução
    • Introdução e histórico do empreendedorismo
    • Definições e conceitos ligados ao empreendedorismo e o processo empreendedor
    • Comportamento Empreendedor e Identificação de oportunidades
  • PARTE II – Plano de Negócios
    • Plano de negócios – O que é e para que serve
    • Ferramentas alternativas (Business Model Canvas)
    • Estrutura do Plano de Negócios
      • Caracterização do empreendimento
      • Definição da estratégia
      • Produtos e Serviços
      • Análise de mercado
      • Estratégia de Marketing
      • Plano operacional
      • Plano de recursos humanos
      • Plano financeiro
    • Empreendedorismo Corporativo – definições e conceitos
    • Empreendedorismo Social

Metodologia

Aulas teóricas expositivas, exercícios em classe e extra-classe.

Avaliação

Uma prova parcial (50% da média).
Elaboração de um Plano de Negócios (50% da média).
Prova final para alunos com média maior ou igual a 4,0 e menor que 7,0.

Bibliografia  Básica

  • OSTERWALDER, Alexander. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Ed. Alta Books.
  • GRANDO, Nei. Empreendedorismo Inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil. Ed. Évora.
  • DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios Ed. Campus-Elsevier.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor Ed. Saraiva.

Bibliografia Complementar

  • DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa Ed. Cultura.
  • LONFENDECRE, MOORE, PETTY. Administração de Pequenas Empresas Ed. Atlas.
  • DONNELLI et al. Princípios de Gestão Empresarial Ed. McGraw-Hill, SP, 1999.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 4ª Edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.
  • KOTLER, Phillip. Administração de Marketing São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

mapa CCET - Avenida Pasteur, 458 - Urca
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 22290-255
Telefone: (21)3873-6400