Obrigatória – 60 horas – 3 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Lúcia Maria Moutinho Ribeiro
Objetivos da Disciplina
Consolidar as habilidades comunicativas em nível lingüístico no que tange aos textos da área acadêmico/profissional da Informação.
Ementa
- Noções gerais de Gênero Discursivo
- Língua oral e língua escrita
- Normas gramaticais
- Paragrafação
- Exposição oral
Conteúdo Programático
- Gênero discursivo
- O conceito de gênero discursivo
- A importância do registro escrito
- Língua oral e língua escrita
- Marcas de oralidade
- Contraste entre a oralidade e a escrita
- Variação lingüística e norma padrão
- Normas gramaticais
- Frase, oração, período
- Elementos conectivos entre as frases
- Coesão e coerência textual
- Paragrafação
- Parágrafo padrão
- Parágrafo descritivo
- Parágrafo narrativo
- Parágrafo dissertativo
- Exposição oral
- Tipos de exposição: formal e informal
- Síntese para apresentação
- Ler, resumir, fichar
- Técnicas de reescritura
- Leitura e paráfrase
- Interpretação de textos
Metodologia
- Aulas expositivas
- Seminários
- Exercícios
- Estudo dirigido
Avaliação
- Prova escrita
- Pesquisa
- Seminário
Bibliografia
- AZEREDO, José Carlos. A nova ortografia. Rio: UERJ, 2009.
- BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar ideias. São Paulo: Ática, 2002.
- BARRAS, Robert. Os cientistas precisam escrever. Rio: Bertrand Brasil, 1996.
- BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio: Lucerna, 2008.
- CINTRA, L. F. L, CUNHA, C. Nova gramática do Português contemporâneo. Rio: Lexikon, 2011.
- FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textual. São Paulo: Ática, 2000.
- FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas: Papirus, 1991.
- FIGUEIREDO, Luiz Carlos Figueiredo. A redação pelo parágrafo. Brasília: UNB, 1999.
- GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2010.