Obrigatória – 60 horas – 3 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Lúcia Maria Moutinho Ribeiro
Objetivos da Disciplina
Consolidar as habilidades comunicativas em nível lingüístico no que tange aos textos da área acadêmico/profissional da Informação.
Ementa
- Noções gerais de Gênero Discursivo
 - Língua oral e língua escrita
 - Normas gramaticais
 - Paragrafação
 - Exposição oral
 
Conteúdo Programático
- Gênero discursivo
- O conceito de gênero discursivo
 - A importância do registro escrito
 
 - Língua oral e língua escrita
- Marcas de oralidade
 - Contraste entre a oralidade e a escrita
 - Variação lingüística e norma padrão
 
 - Normas gramaticais
- Frase, oração, período
 - Elementos conectivos entre as frases
 - Coesão e coerência textual
 
 - Paragrafação
- Parágrafo padrão
 - Parágrafo descritivo
 - Parágrafo narrativo
 - Parágrafo dissertativo
 
 - Exposição oral
- Tipos de exposição: formal e informal
 - Síntese para apresentação
 
 - Ler, resumir, fichar
- Técnicas de reescritura
 - Leitura e paráfrase
 - Interpretação de textos
 
 
Metodologia
- Aulas expositivas
 - Seminários
 - Exercícios
 - Estudo dirigido
 
Avaliação
- Prova escrita
 - Pesquisa
 - Seminário
 
Bibliografia
- AZEREDO, José Carlos. A nova ortografia. Rio: UERJ, 2009.
 - BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar ideias. São Paulo: Ática, 2002.
 - BARRAS, Robert. Os cientistas precisam escrever. Rio: Bertrand Brasil, 1996.
 - BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio: Lucerna, 2008.
 - CINTRA, L. F. L, CUNHA, C. Nova gramática do Português contemporâneo. Rio: Lexikon, 2011.
 - FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textual. São Paulo: Ática, 2000.
 - FEITOSA, Vera Cristina. Redação de textos científicos. Campinas: Papirus, 1991.
 - FIGUEIREDO, Luiz Carlos Figueiredo. A redação pelo parágrafo. Brasília: UNB, 1999.
 - GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2010.
 
  
 CCET - Avenida Pasteur, 458 - Urca