Tipos
Tipicamente, um TCC é sobre: (i) o desenvolvimento de algum sistema, (ii) um estudo de campo, ou (iii) um tema de ponta relacionado a Sistemas de Informação.
O primeiro tipo de TCC envolve a implementação de um sistema ou o projeto de uma infraestrutura. Espera-se a construção de um recurso ao menos de médio porte que apresente dificuldades para as quais o aluno irá elaborar soluções. Espera-se também que o aluno use tecnologias que nem tenham sido abordadas durante o curso, de modo a mostrar que tem capacidade de continuar aprendendo por conta própria.
O segundo tipo de TCC envolve um estudo de campo, geralmente com a aplicação de questionário, realização de entrevistas ou qualquer outro instrumento que possibilite um levantamento de opiniões ou de práticas sobre o uso de uma tecnologia, uma solução, um processo ou qualquer objeto de interesse relacionado a Sistemas de Informação. Espera-se que o autor desse tipo de TCC justifique a necessidade da pesquisa, apresente os instrumentos elaborados e relate de forma estruturada os resultados obtidos.
Finalmente, o terceiro tipo de TCC envolve a apresentação e discussão de um tema de ponta na área de Sistemas de Informação. Neste caso, espera-se que o aluno leia diversos trabalhos recentes sobre o tema, seja capaz de resumir o histórico e discutir as tendências. O que se avalia, de fato, é a capacidade do aluno estruturar o discurso sobre o tema.
Não há exigência de inovação num TCC, embora ela seja desejada.
Processo
No curso existem duas disciplinas relacionadas ao trabalho de conclusão: Projeto de Graduação I e Projeto de Graduação II. Na primeira, o aluno acorda com algum professor-orientador qual será o trabalho a ser desenvolvido. Ao final de PG1, o aluno apresenta um relatório apontando: o orientador do TCC, o tema e o tipo de TCC; o projeto que será executado; e um cronograma das atividades a serem realizadas até a defesa do TCC. O aluno desenvolve o trabalho acompanhado por seu orientador. É na disciplina PG2 que o aluno defende o seu projeto. Fica a dica: só se inscreva em PG2 se você e seu orientador tiverem certeza de que o TCC será defendido naquele período, pois se não for defendido você será reprovado na disciplina.
A defesa é o momento em que o aluno apresenta seu projeto de graduação para uma banca composta por seu orientador e um outro professor (um ou mais), sendo ao menos um deles obrigatoriamente do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO. Orientador e aluno combinam a composição da banca, convidam os professores selecionados e com eles combinam a data mais adequada para a defesa. O texto do TCC deve ser enviado para a banca 2 semanas antes da defesa. A data limite para a defesa é no término das atividades acadêmicas de cada semestre (data que consta no calendário acadêmico da UNIRIO).
Durante a defesa, o aluno tem de 20 a 30 minutos para apresentar seu TCC. Em seguida, o aluno é arguido por cada professor da banca e deve responder às perguntas recebidas. A banca fará comentários baseados no texto da monografia e na apresentação que acabou de assistir. Concluída a fase de questionamentos, a banca se reúne para deliberar sobre o TCC. A nota atribuída pela banca ao trabalho de conclusão é registrada na disciplina PG2.
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DO TCC
ATA DE DEFESA DE PROJETO DE GRADUAÇÃO: formato pdf, formato odt
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DO TCC: formato pdf, formato odt
Modelo
A monografia é o principal resultado de um projeto de conclusão de curso. O aluno deve conversar com seu orientador sobre o conteúdo e a extensão da monografia, mas geralmente o documento contém cerca de 50 páginas e é estruturado em 5 capítulos:
- Introdução (justificativa, objetivo(s), organização do texto)
- Revisão bibliográfica
- Proposta de trabalho
- Apresentação de resultados
- Conclusão (contribuições, trabalhos futuros)
Os capítulos de introdução e conclusão tendem a ser pequenos, com cerca de 2 a 5 páginas cada, enquanto os capítulos centrais tendem a ter de 10 a 15 páginas cada. Esses são os valores esperados, mas a quantidade de páginas de cada capítulo depende do conteúdo e da quantidade de informação a ser apresentada. O texto é do gênero “redação científica”, devendo seguir a norma culta da língua e devendo citar e referenciar textos de acordo com as normas ABNT. Os padrões de formatação do texto estão neste documento online: <modeloTCCdoBSIUNIRIO>
Veja também o Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso da Biblioteca Central da UNIRIO.
Publicações
Os trabalhos já defendidos são publicados em nosso site para servirem de exemplos do que se espera de um TCC e de possíveis temas, além de constituem uma boa fonte de informação sobre tópicos específicos e atualizados na área de Sistemas de Informação. Uma dica: se você gostar de algum TCC, procure o professor-orientador daquele TCC e informe-se da possibilidade de dar continuidade ao trabalho ou elaborar um novo projeto seguindo a mesma linha.
É importante que aluno e professor-orientador tenham interesse no trabalho em desenvolvimento, pois o TCC requer o engajamento de ambos. Ao fazer o TCC, muitos alunos se enrolam por: já estar trabalhando e não ter tempo (ou interesse?) para se dedicar ao projeto do TCC, ter que aprender novas tecnologias, ter que estudar um tema em profundidade, ter que redigir uma monografia sobre o assunto estudado, dentre outros motivos. Em vez de encarar o TCC como uma dificuldade, encare-o como um desafio, uma oportunidade para sair de sua zona de conforto e aprender coisas novas!
Veja aqui as publicações dos TCCs do BSI.