Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Projeto e Construção de Sistemas
Professor Responsável: Ana Cristina Bicharra Garcia
Objetivos da Disciplina
Apresentar os conceitos de sistemas colaborativos e seus domínios de aplicação, as técnicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas colaborativos. E Capacitar o aluno a projetar sistemas colaborativos para o trabalho e a interação na sociedade conectada.
Ementa
Importância do Trabalho em Grupo. Conceitos – CSCW e Groupware. Histórico da área. Principais aplicações. Aspectos de suporte à colaboração (coordenação, percepção, comunicação, memória de grupo). Sistemas de Apoio a Reuniões. Sistemas de Gerenciamento de Fluxo de Trabalho (workflow). Aprendizado Cooperativo Apoiado por Computador. Uso de Groupware em Organizações. Memória Organizacional. Aspectos de implementação de groupware.
Conteúdo Programático
- Fundamentos: Teorias e modelos de colaboração
- Sistemas e Domínios
- Redes sociais
- Sistemas de comunicação para colaboração
- Ambientes virtuais colaborativos
- Democracia eletrônica
- Desenvolvimento colaborativo de software
- Aprendizagem colaborativa com suporte computacional
- Sistemas e Domínios
- Técnicas
- Percepção e contexto
- Conhecimento coletivo
- Gestão do conhecimento e memória de grupo
- Folksonomia
- Sistemas de Recomendação
- Mobilidade e ubiquidade para colaboração
- Desenvolvimento
- Arquiteturas distribuídas para sistemas colaborativos
- Middleware para sistemas colaborativos
- Componentes de software para sistemas colaborativos
Metodologia
Aprendizagem baseada em projeto: ao longo do período, grupos de alunos devem desenvolver um sistema colaborativo ou apresentar um estudo de uso de um sistema dentre os tipos discutidos na disciplina (sistemas e domínios).
Exposição de conteúdo: aulas presenciais com exposição de conteúdos relacionados ao programa.
Avaliação
Avaliação contínua: ao longo da disciplina, grupos de estudantes apresentam o seu projeto em versões evolutivas.
Avaliação somativa: é aplicada uma prova no final do semestre com objetivo de avaliar pontos específicos do conteúdo programático de forma individual.
Bibliografia
- PIMENTEL, M., FUKS, H. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus-SBC, 2011.