Por que BSI?

A Resolução Nº 5, de 16 de Novembro de 2016, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para 5 cursos de graduação na área da Computação. Abaixo são apresentadas algumas das competências esperadas pelos egressos de cada curso.

  • Bacharelado em Ciência da Computação – conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise; dominem os fundamentos teóricos da área de Computação e como eles influenciam a prática profissional; sejam capazes de agir na construção de sistemas de computação.
  • Bacharelado em Engenharia de Computação – sejam capazes de agir na construção de sistemas de computação; considerem os aspectos econômicos, financeiros, de gestão e de qualidade, associados a novos produtos e organizações; reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.
  • Bacharelado em Engenharia de Software – sejam capazes de criar soluções para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação; compreendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações; reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.
  • Bacharelado em Sistemas de Informação – possam determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação; sejam capazes de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação; possam escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações; compreendam os modelos e as áreas de negócios; possam desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais
  • Licenciatura em Computação – desenvolvam capacidade de atuar como docentes, estimulando a atitude investigativa com visão crítica e reflexiva; sejam capazes de atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem.

Os cinco cursos acima possuem várias competências em comum. Por exemplo, qualquer um desses profissionais possui capacidade para desenvolver e implementar  um aplicativo (com diferentes qualidades e objetivos). Entretanto, é possível diferenciar o perfil do profissional de cada curso por sua característica mais marcante (onde a formação está mais focada):

  • Bacharel em Ciência da Computação – atua na implementação dos sistemas computacionais;
  • Bacharel em Engenharia de Computação – atua no desenvolvimento do hardware (parte física) e software  (programação) dos sistemas computacionais;
  • Bacharel em Engenharia de Software – atua no desenvolvimento do software (programação) dos sistemas computacionais;
  • Bacharel em Sistemas de Informação – atua na gestão dos sistemas computacionais;
  • Licenciado em Computação – atua no ensino fundamental e médio.

Uma importante vantagem dos profissionais formados em Sistemas da Informação é que eles podem atuar em qualquer tipo de empresa, pois existem sistemas de informação em praticamente todas as atividades da vida moderna. Isto faz com que esses profissionais possuam um amplo campo de atividades:

  • Análise, desenvolvimento e gestão de sistemas
  • Análise e gestão de bancos de dados
  • Administração e segurança de redes de comunicação
  • Logística
  • Gestão de projetos de TI
  • Marketing e vendas
  • Consultoria

 

As organizações em geral dependem totalmente da função de Sistemas de Informação para sua operação e possuem nas Tecnologias de Informação e Comunicação sua principal ferramenta de trabalho, em todas suas áreas funcionais (produção, marketing, recursos humanos, finanças, etc.). A área de Sistemas de Informação contribui de forma importante em diversos domínios, incluindo empresas e governo. Esta área lida com sistemas complexos que requerem conhecimentos técnicos e organizacionais para serem projetados, desenvolvidos e gerenciados, que afetam tanto as operações como as estratégias das organizações. Os Sistemas de Informação e as Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações representam, para a sociedade, potenciais ganhos de eficiência no uso de recursos, com impactos na produtividade e na competitividade das empresas e do país em geral, em um cenário nacional e internacional cada vez mais globalizado e competitivo.

Fonte: Portal do MEC

 

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