Obrigatória – 60 horas – 2 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Objetivos da Disciplina
Compreender os fundamentos da matemática elementar do ensino médio, do ponto de vista da matemática do ensino superior. Adquirir familiaridade com as ferramentas básicas necessárias ao desenvolvimento do raciocínio matemático e desenvolver habilidades no uso correto da linguagem matemática. Propiciar ao aluno os pré-requisitos para cursar as disciplinas de sua matriz curricular em que sejam exigidos conhecimentos específicos de matemática.
Ementa
- Teoria dos Conjuntos
- Relações e Funções
- Função do 1º grau, função do 2º grau, função modular
- Composição de funções e função inversa
- Função exponencial e função logarítmica
- Funções trigonométricas
- Números inteiros
Conteúdo Programático
- Unidade I
- Conjuntos: igualdade e operações
- Conjunto das partes
- Produto cartesiano
- Conjuntos numéricos
- Unidade II
- Função: domínio, imagem e gráfico
- Definição por várias sentenças; função composta
- Funções crescentes e decrescentes num intervalo; função injetora, função sobrejetora, função bijetora; função inversa
- Funções: constante , linear, quadrática, modular, exponencial, logarítmica
- Funções trigonométricas: seno, cosseno, tangente, cotangente, secante, cossecante
- Unidade III
- Divisibilidade em Z
- Números primos
- Teorema Fundamental da Aritmética
- Algoritmo da divisão
- Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
- Congruências e suas aplicações
Avaliação
A avaliação será realizada através de provas escritas de conhecimentos.
A média do semestre será dada pela média aritmética das notas das provas.
A nota mínima de aprovação é 5,0.
Bibliografia
- LIMA, E., A Matemática do Ensino Médio, Volume 1. 9ª edição, Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2006.
- IEZZI, G., DOLCE, O et al., Fundamentos da Matemática Elementar, volumes 1, 2, 3. 8ª Edição, Editora Atual, 2004.
- COELHO, S.P. e MILIES, F.C.P, Números: uma Introdução à Matemática, EDUSP, 1988.
- BEZERRA, M.J., Matemática para o Ensino Médio, Editora Scipione, 2004. T. M.