Obrigatória – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Simone Leal Ferreira
Objetivos da Disciplina
O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a avaliar interfaces de sistemas (convencionais e interfaces web) a fim de identificar os principais problemas de usabilidade e acessibilidade das mesmas e propor melhorias.
Ementa
Conceitos Básicos, Sistemas centrados no usuário, Requisitos não Funcionais de Usabilidade, Globalização, Projetos de Sites.
Conteúdo Programático
- Introdução
- Apresentação do(a) professor(a)
- Descrição da disciplina e seus objetivos
- Definição das políticas e formas de avaliação, e comportamento em sala de aula
- Apresentação do programa
- Introdução a Interface com o Usuário
- Conceitos Básicos
- O que é uma IU
- Ambientes da Interface: Principais Componentes
- Estilos de Interfaces
- Usabilidade, Comunicabilidade e Acessibilidade
- Avaliação de Interfaces
- Tipos de Análises
- Métodos de Avaliação – Inspeção de Interfaces: Avaliação heurística, Revisão de guidelines, Percurso cognitivo, Inspeção baseada em taxonomia etc
- Métdos de Obsevação – Testes com Usuários: Testes em ambientes controlados e Testes no Contexto de Uso
- Características desejáveis em uma boa IU (requisitos não funcionais)
- Requisitos relacionados à entrada de dados
- Requisitos relacionados à exibição da informação
- Alinhamento dos Requisitos Funcionais de usabilidade com as diretrizes de acessibilidade
- Cor e Visão
- Introdução
- O processo de visão
- As ondas eletromagnéticas – o espectro visível
- O olho humano
- Considerações sobre cores
- O processo de Formação de Cores
- Mistura Aditiva de Cores
- Mistura Subtrativa de Cores
- Ordenação de Cores
- Escala de Cinza
- Roda de Cor
- Alguns Conceitos
- Colorimetria: Generalização Tricomática
- Espaços de Cor
- O Uso de Cores em Ius
- Associação e Escolha de Cores
- O Uso de Cores Acromáticas nas Ius
- O Uso de Cores Cromáticas em Ius
- Cores Quentes e Cores Frias
- Algumas Considerações sobre Cores Cromáticas
- Ilusões Relacionadas com Cores
- Memória para a Cor
- Os Dez Mandamentos de Cores para Ius
- Sistema de Interface com o Usuário
- Sistemas de IUs Existentes
- Programação Convencional e Orientada a Eventos
- Modelagem dos usuário
- Modelo Conceitual do Usuário ou Percepção do Sistema
- Importância da Modelagem de Usuários
- Modelo de Usuários
- Internacionalização de Interfaces
- Globalização e Localização
- O Processo de Globalização
- Base Global
- Algumas Regras de desenvolvimento de aspectyos técnicos
- Abordagens de Projeto de Interfaces Internacinais
- Considerações sobre Linguagens
Metodologia
Exposição de conteúdos.
Aprendizagem Baseada em Projetos.
Aprendizagem Baseada em Problemas.
Avaliação
Serão feitas as seguintes tarefas (Trabalhos Intermediários):
- Quatro relatórios em grupo sobre a análise de um site feitos ao longo do semestre
- Um trabalho individual de tema livre
- Um trabalho em grupo sobre um tema definido pleo professor
Bibliografia
- Simone Bacellar Leal Ferreira e Ricardo Nunes Rodrigues. e-Usabilidade. Editora LTC, 2008.