Interação Humano-Computador – TIN0110

Obrigatória – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Simone Leal Ferreira

Objetivos da Disciplina

O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a avaliar interfaces de sistemas (convencionais e interfaces web) a fim de identificar os principais problemas de usabilidade e acessibilidade das mesmas e propor melhorias.

Ementa

Conceitos Básicos, Sistemas centrados no usuário, Requisitos não Funcionais de Usabilidade, Globalização, Projetos de Sites.

Conteúdo Programático

  • Introdução
    • Apresentação do(a) professor(a)
    • Descrição da disciplina e seus objetivos
    • Definição das políticas e formas de avaliação, e comportamento em sala de aula
    • Apresentação do programa
    • Introdução a Interface com o Usuário
  • Conceitos Básicos
    • O que é uma IU
    • Ambientes da Interface: Principais Componentes
    • Estilos de Interfaces
    • Usabilidade, Comunicabilidade e Acessibilidade
  • Avaliação de Interfaces
    • Tipos de Análises
    • Métodos de Avaliação – Inspeção de Interfaces: Avaliação heurística, Revisão de guidelines, Percurso cognitivo, Inspeção baseada em taxonomia etc
    • Métdos de Obsevação – Testes com Usuários: Testes em ambientes controlados e Testes no Contexto de Uso
  • Características desejáveis em uma boa IU (requisitos não funcionais)
    • Requisitos relacionados à entrada de dados
    • Requisitos relacionados à exibição da informação
    • Alinhamento dos Requisitos Funcionais de usabilidade com as diretrizes de acessibilidade
  • Cor e Visão
    • Introdução
    • O processo de visão
    • As ondas eletromagnéticas – o espectro visível
    • O olho humano
  • Considerações sobre cores
    • O processo de Formação de Cores
    • Mistura Aditiva de Cores
    • Mistura Subtrativa de Cores
    • Ordenação de Cores
    • Escala de Cinza
    • Roda de Cor
    • Alguns Conceitos
    • Colorimetria: Generalização Tricomática
    • Espaços de Cor
  • O Uso de Cores em Ius
    • Associação e Escolha de Cores
    • O Uso de Cores Acromáticas nas Ius
    • O Uso de Cores Cromáticas em Ius
    • Cores Quentes e Cores Frias
    • Algumas Considerações sobre Cores Cromáticas
    • Ilusões Relacionadas com Cores
    • Memória para a Cor
    • Os Dez Mandamentos de Cores para Ius
  • Sistema de Interface com o Usuário
    • Sistemas de IUs Existentes
    • Programação Convencional e Orientada a Eventos
  • Modelagem dos usuário
    • Modelo Conceitual do Usuário ou Percepção do Sistema
    • Importância da Modelagem de Usuários
    • Modelo de Usuários
  • Internacionalização de Interfaces
    • Globalização e Localização
    • O Processo de Globalização
    • Base Global
    • Algumas Regras de desenvolvimento de aspectyos técnicos
    • Abordagens de Projeto de Interfaces Internacinais
    • Considerações sobre Linguagens

Metodologia

Exposição de conteúdos.
Aprendizagem Baseada em Projetos.
Aprendizagem Baseada em Problemas.

Avaliação

Serão feitas as seguintes tarefas (Trabalhos Intermediários):

  • Quatro relatórios em grupo sobre a análise de um site feitos ao longo do semestre
  • Um trabalho individual de tema livre
  • Um trabalho em grupo sobre um tema definido pleo professor

Bibliografia

  • Simone Bacellar Leal Ferreira e Ricardo Nunes Rodrigues. e-Usabilidade. Editora LTC, 2008.

mapa CCET - Avenida Pasteur, 458 - Urca
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 22290-255
Telefone: (21)3873-6400