Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Maria Augusta Nunes
Objetivos da Disciplina
Trabalhar com os estudantes os conceitos, técnicas e ferramentas relacionados ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para a educação.
Ementa
Histórico, evolução e tendências. Teorias de Aprendizagem e Métodos Educacionais. Sistemas computacionais voltados para a educação (Tutoriais (CAI), Software educacional, Jogos, Simuladores, Editores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EAD), Redes Sociais.
Conteúdo Programático
- História do uso de Informática na Educação
- Informática e Sociedade
- Evolução e políticas de Informática na Educação no Brasil
- Teorias psicopedagógicas e tecnologias computacionais para educação
- Concepção comportamentalista: instrução auxiliada por computador (CAI), tutoriais, programas de exercício-e-prática, e jogos instrucionais de treino e prática.
- Concepção construtivista: editores (de texto, de imagem, de planilha etc.), jogos de estratégia e de lógica, software de simulação e de modelagem, linguagem de programação LOGO e software de autoria.
- Concepção sócio-interacionista: ferramentas de comunicação (correio-eletrônico (e-mail), lista de discussão, fórum de discussão, bate-papo (chat), videoconferência etc.), as plataformas de Educação a Distância (EAD), editores cooperativos, e mesas-computadores (table-top).
- Educação à Distância
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
- Tecnologias emergentes (Redes Sociais) voltadas para a educação
Metodologia
Aprendizagem Baseada em Projetos. O projeto a ser realizado ao longo da disciplina é o desenvolvimento de um sistema computacional (ou módulo) para ser usado em educação. Para apoiar o estudante no desenvolvimento do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e seminários onde os alunos apresentam e discutem tópicos do conteúdo programático e as etapas intermediárias de seus projetos.
Avaliação
Avaliação Formativa: os estudantes entregam trabalhos intermediários (seminários e relatórios).
Avaliação Somativa: ao final da disciplina, os estudantes entregam um trabalho completo (apresentação + modelo de sistema ou módulo computacional voltado para educação). A nota final do estudante é: (média das notas das atividades intermediárias + nota do trabalho final) / 2.
Bibliografia
- Anais SBIE/SBC (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação / Sociedade Brasileira de Computação)
- RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação
- Revista “Informática na Educação: Teoria e Prática”
- Valente A. J., Prado E. M., Almeida E. M. (Organizadores). Educação a Distância Via Internet. Ed. Avercamp, 2003.
- Fagundes L., Sato L., Maçada D. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção: Informática para a mudança na Educação. SED/MEC/PROINFO, 1999.