Informática na Educação – TIN0128

Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Maria Augusta Nunes

Objetivos da Disciplina

Trabalhar com os estudantes os conceitos, técnicas e ferramentas relacionados ao desenvolvimento e uso de aplicações computacionais voltadas para a educação.

Ementa

Histórico, evolução e tendências. Teorias de Aprendizagem e Métodos Educacionais. Sistemas computacionais voltados para a educação (Tutoriais (CAI), Software educacional, Jogos, Simuladores, Editores, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Educação a Distância (EAD), Redes Sociais.

Conteúdo Programático

  • História do uso de Informática na Educação
  • Informática e Sociedade
  • Evolução e políticas de Informática na Educação no Brasil
  • Teorias psicopedagógicas e tecnologias computacionais para educação
    • Concepção comportamentalista: instrução auxiliada por computador (CAI), tutoriais, programas de exercício-e-prática, e jogos instrucionais de treino e prática.
    • Concepção construtivista: editores (de texto, de imagem, de planilha etc.), jogos de estratégia e de lógica, software de simulação e de modelagem, linguagem de programação LOGO e software de autoria.
    • Concepção sócio-interacionista: ferramentas de comunicação (correio-eletrônico (e-mail), lista de discussão, fórum de discussão, bate-papo (chat), videoconferência etc.), as plataformas de Educação a Distância (EAD), editores cooperativos, e mesas-computadores (table-top).
  • Educação à Distância
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
  • Tecnologias emergentes (Redes Sociais) voltadas para a educação

Metodologia

Aprendizagem Baseada em Projetos. O projeto a ser realizado ao longo da disciplina é o desenvolvimento de um sistema computacional (ou módulo) para ser usado em educação. Para apoiar o estudante no desenvolvimento do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e seminários onde os alunos apresentam e discutem tópicos do conteúdo programático e as etapas intermediárias de seus projetos.

Avaliação

Avaliação Formativa: os estudantes entregam trabalhos intermediários (seminários e relatórios).
Avaliação Somativa: ao final da disciplina, os estudantes entregam um trabalho completo (apresentação + modelo de sistema ou módulo computacional voltado para educação). A nota final do estudante é: (média das notas das atividades intermediárias + nota do trabalho final) / 2.

Bibliografia

mapa CCET - Avenida Pasteur, 458 - Urca
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 22290-255
Telefone: (21)3873-6400