Gestão de Processos de Negócios – TIN0160

Pré-requisitos: Projeto e Construção de Sistemas
Professor Responsável: Bruna Diirr

Objetivos da Disciplina

Capacitar o aluno nos conceitos, notações, ferramentas e métodos para modelagem de processos de negócio em organizações e na identificação de requisitos para automação de processos a partir de modelos de processos de negócio.

Ementa

Organizações e Processos. Conceito de Processo. Objetivos da Modelagem de Processos. Método para Modelagem de Processos. Metamodelos (BPMN). Ferramentas para Modelagem de Processos. Derivação de Requisitos de Sistemas. Sistemas Workflow. Projeto da Arquitetura de Informações da Organização. Controle e acompanhamento de processos de negócios.

Conteúdo Programático

• Processos de Negócios
    • Definição de processos de negócios
    • Elementos processos de negócio – atividades, eventos, atores, recursos, regras, fluxo
    • Modelos de processos de negócio.
    • Principais fases da Gestão de Processos de Negócio
  • Business Process Modeling Notation (BPMN)
    • Elementos notacionais da BPMN
    • Ferramentas
  • Modelagem de Processos
    • Fronteiras de processos
    • Identificação de elementos de processos de negócio
    • Qualidade de modelos de processos de negócio
    • Documentação de modelos de processo de negócio
  • Método para redesenho de processos
    • Levantamento de processos
    • Modelagem da situação atual (AS-IS)
    • Análise de processos de negócio
    • Modelagem da situação futura (TO-BE)
    • Validação de modelos de processo de negócio
  • Automação de processos
    • Derivação de requisitos de sistemas a partir de modelos de processo de negócio
    • Business Process Management Systems

Metodologia

Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve desenvolver um projeto de redesenho de processos proposto pelo professor.
Aprendizagem colaborativa: a turma é dividida em grupos que se reunirão todas as aulas para responder a um conjunto de questões propostas pelo professor com base na bibliografia do curso. A resposta às questões deve ser feita mediante a leitura prévia do conteúdo bibliográfico específico para a aula/módulo. A apresentação dos resultados e discussões é feita colaborativamente em sala. Para cada módulo da disciplina, a turma deverá consolidar o conhecimento a partir de questões lançadas pelo professor que deverão ser respondidas por toda a turma.
Exposição de conteúdo: algumas aulas presenciais terão exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação não cobertos pela bibliografia básica.

Avaliação

Avaliação contínua: Frequencia. Ao longo da disciplina, o estudante entrega tarefas intermediárias aplicando e fixando individualmente o conteúdo da disciplina em exercícios propostos pelo professor. Em grupos, os estudantes respondem à cada aula a um conjunto de questões lançadas pelo professor acerca do conteúdo. A turma consolida o conhecimento de cada módulo do conteúdo programático a partir de questões lançadas pelo professor.
Avaliação somativa: ao término da disciplina, o aluno apresenta um trabalho final da disciplina, desenvolvido em grupo, que é o projeto de redesenho do processo proposto na disciplina. O aluno executa também uma prova individual para avaliação da compreensão de conceitos.
Cáculo da nota final: média das notas:

• Média dos resumo(s) do módulo feito(s) pela turma (nota para toda a turma)
  • Prova (individual)
  • Projeto de Redesenho e Automação do processo (notas distintas para cada grupo)
  • Média de tarefas individuais executadas ao longo da disciplina

Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obter nota-final acima de 5.

Bibliografia

• Sharp, Alec; McDermott, Patrick. Workflow Modeling-Tools for Process Improvement and Application Development. 2nd Edition. Artech House, 2009
  • Dumas et al. Fundamentals of Business Process Management. Springer, 2012
  • Maranhão e Macieira. O Processo Nosso de Cada Dia. Qualitymark, 2010