Fundamentos de Sistemas de Informação – TIN0112

Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Sean Siqueira

Discutir e construir conhecimento sobre os principais conceitos e características de Sistemas de Informação, bem como explorar tecnologias de informação e comunicação, em particular nos negócios e na sociedade.

Introdução a Sistemas de Informação; Sistemas de Informação na Empresa; Infra-Estrutura da Tecnologia de Informação; Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Paradigmas de Modelagem de Sistemas.

• UNIDADE I – INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    • Valor e papel estratégico da informação nas empresas
    • Aspectos comportamentais e políticos da informação
    • Conceito de Sistemas
    • Sistemas de informação e organizações
  • UNIDADE II – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
    • Níveis da informação e de decisão empresarial (estratégico, tático, operacional)
    • Classificação dos sistemas de informação segundo suporte a decisões
    • Classificação dos sistemas de informação segundo abrangência da organização
    • Modelo convencional de sistemas de informação
  • UNIDADE III. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    • Introdução à estratégia empresarial
    • Missão, gestão e estratégias de informações
    • Introdução ao planejamento estratégico empresarial
    • Introdução ao planejamento estratégico de informações e de informática
  • UNIDADADE IV. TECNOLOGIAS APLICADAS A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    • Informações e tecnologias
    • Sistemas de Processamento de Transação
    • Sistemas de Gestão Integrada
    • Sistemas de Informação Gerencial
    • Sistemas de Informação de Apoio a Decisão
    • Sistemas de Informação de Apoio ao Executivo
    • Comércio Eletrônico
    • Outras tecnologias aplicadas a sistemas de informação
  • UNIDADE V. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
    • A Dificuldade do Problema
    • Ciclo de Vida e Processo de Desenvolvimento
    • Conceito de requisitos
    • Visão geral de Análise Estruturada e Análise Essencial
    • Outros paradigmas de concepção de sistemas

Aprendizagem baseada em discussão: ao longo da disciplina o aluno deve buscar informações e trazer para discussão em aula, promovendo a atualização dos assuntos e a construção coletiva do conhecimento.
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno nos tópicos e nas discussões, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação.
Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve desenvolver um projeto de planejamento de negócio e de TI para o negócio, bem como a modelagem essencial para uma parte de um sistema de processamento de transação. Aprendizagem colaborativa: algumas aulas são destinadas a discussões e trabalhos em grupos, visando emergir as dúvidas da turma e também promover a integração dos alunos para a aprendizagem em grupo.

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante entrega é avaliado pelas contribuições nas discussões e através de trabalhos intermediários aplicando o conteúdo da disciplina no desenvolvimento de seu projeto em particular.
Avaliação somativa: ao término de cada etapa da disciplina (Sistemas de Informação nos Negócios e Modelagem de Sistemas), o aluno apresenta um trabalho. Também são aplicadas duas provas ao longo do semestre com objetivo de avaliar pontos específicos do conteúdo programático de forma individual.
Cálculo da nota: média das provas (+ bonificação por participação e trabalhos intermediários). Caso esta nota seja igual ou superior a 4,0, mas inferior a 7,0, há uma prova final contemplando o conteúdo de toda a disciplina. Neste caso, a nota-final do aluno é a média da nota e a prova final.
Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obter nota-final igual ou superior a 5,0.

Bibliografia  Básica

• Baltzan, P., Phillips, A. Sistemas de Informação. AMGH Editora Ltda. (McGrawHill/Bookman), 2012.
  • Stair, R. M., Reynolds, G. W. Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Tradução da 9ª edição norte-americana. Cengage Learning, 2010.

Bibliografia Complementar

• Potter, R.E., Turban, E. e Rainer Jr., R.K. Introdução a Sistemas de Informação. tradução da 3ª edição. Editora Elsevier/Campus, 2012.
  • Laudon, K.C. E Laudon, J.P. Sistemas de Informação Gerenciais, 9ª edição. Pearson Education, 2011.
  • Rezende, D. A., Abreu, A. F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais, 9ª edição. Editora Atlas, 2013.
  • Pompilho, S. Análise Essencial: Guia Prático de Análise de Sistemas. Ciência Moderna, 2002.
  • Elmasri, S., Navathe, R. Sistemas de Banco de Dados. 6ª Edição. Pearson Education, 2012.