Fundamentos de Representação de Conhecimento e Raciocínio – TIN0147

Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Introdução à Lógica Computacional
Professor Responsável: Pedro Nuno de Souza Moura

Capacitar o aluno a definir a sintaxe, semântica e sistemas dedutivos para as lógicas proposicionais, dos predicados e de descrição; elaborar programas Prolog.

Revisão de Lógica Proposicional e de Predicados. Programação em Lógica e Prolog. Resolução Automática. Lógica Descritiva. Noções de tópicos avançados de Representação de Conhecimento e Raciocínio.

• Conteúdo Básico
    • Lógica Proposicional
    • Lógica de Predicados
    • Programação em Lógica e Prolog
    • Resolução automática
    • Lógica Descritiva (“Description Logics”)
  • Noções de Tópicos Avançados
    • Lógicas Modais e Epistemologia
    • Lógicas Temporais
    • Lógicas Fuzzy
    • Lógicas Não-Monotônicas

A disciplina estará calcada em aulas expositivas de apresentação de conteúdo teórico e no apoio para a implementação de trabalhos práticos de desenvolvimento.

Avaliação feita através de provas (pelo menos 2), e trabalhos práticos ou teóricos (pelo menos 2). A média M será calculada através da ponderação das notas obtidas nas provas e trabalhos.

Se M maior ou igual a7,0, então aluno será aprovado com média M.
Se M menor que 4,0, então aluno será reprovado com média M.
Se M maior ou igual a 4,0 e M menor que 7,0, aluno deverá fazer prova final PF e MF=(M+PF)/2. MF será a média final nesse caso e será aprovado o aluno com MF maior ou igual a 5,0.

• Brachman, R.J.; Levesque, H.J. Knowledge Representation and Reasoning. Morgan Kaufmann, 2004.
  • Nilsson, N. J. Artificial Intelligence: A New Synthesis. Morgan Kaufmann, abril de 1998.
  • Baader, F.; Calvanese, D.; Mcguinness, D.; Nardi, D.; Patel-Schneider, P. F. The Description Logic Handbook: Theory, Implementation and Applications. Cambridge University Press, 2010.
  • Clocksin, W. F.; Mellish, C. S. Programming in Prolog. Springer Verlag, 4ª Edição, 1994.