Estruturas de Dados I – TIN0114

Pré-requisitos: Técnicas de Programação II
Professor Responsável: Adriana Alvim

Capacitar o aluno a implementar e utilizar estruturas de dados básicas.

Revisão de Abstração de Dados e Programação Orientada a Objetos. Estruturas de Arquivos. Pilhas, filas e listas encadeadas. Heaps e filas de prioridade. Conjuntos. Árvores binárias e de grau N. Árvores binárias de busca.

• Revisão de tipos abstratos de dados e POO
  • Estruturas lineares
    • Representação por vetor: listas, pilhas e filas. Operações básicas. Aplicações
    • Representação por encadeamento: listas simplesmente encadeadas, listas circulares, listas duplamente encadeadas, listas circulares duplamente encadeadas, pilhas e filas. Operações básicas. Aplicações
  • Conjuntos. Representações (listas encadeadas e vetores característicos). Operações básicas
  • Árvores. Definições e representações básicas. Árvores binárias. Árvores binárias de busca. Árvores com número variável de filhos. Operações básicas. Aplicações
  • Heaps e filas de prioridades

Exposição de conteúdos: aulas expositivas de apresentação de conteúdo teórico.
Aprendizagem baseada em problemas: em sala de aula, resolução de problemas envolvendo o conteúdo apresentado e listas de exercícios com problemas para o aluno resolver em casa.
Aprendizagem baseada em projetos: em grupo, resolução de projeto prático de implementação envolvendo estruturas de dados apresentadas em sala de aula. Aprendizagem colaborativa: em sala de aula, discussões envolvendo propostas de soluções, dúvidas e questões relacionadas ao conteúdo programático.

Consiste de três notas: N1, N2 e N3. Cada uma delas podendo ser composta pela combinação de três instrumentos de avaliação, a saber: prova, trabalhos práticos de implementação e participação em sala de aula.

Se N1, N2 e N3 >= 3,0 a nota final (NF) é a média aritmética das três notas NF = (N1 + N2 + N3)/3, em outros casos, o aluno faz prova final escrita (PF).
Se NF >= 7,0 o aluno não precisa fazer a PF e sua Média = NF.
Se PF >= 3,0, então Média = (Nm + Nn + PF)/3 onde Nm e Nn são as duas maiores notas entre N1, N2 e N3.
Se PF < 3,0, então Média = (N1 + N2 + N3 + PF*3)/6.
Aqueles que obtiverem Média >= 5,0 estão aprovados.

• Notas de aula.
  • Celes, W.; Cerqueira, R. F. de G.; Rangel, J. L. M.. Introdução à Estruturas de Dados: com técnicas de programação em C; Rio de Janeiro: CAMPUS, 2004.
  • Szwarcfiter, J.L e Markenzon, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. Rio de Janeiro, LTC, 1994.
  • Drozdek, A. Estrutura de Dados e Algoritmos em C++. Editora Thomson, 2002.