Desenvolvimento de Servidor WEB – TIN0158

Capacitar o aluno a projetar, construir e testar aplicações Web com tecnologias baseadas na linguagem de programação Java. Discutir a aplicabilidade de princípios de projeto de software aplicáveis no desenvolvimento web. Capacitar o aluno a comparar diferentes tecnologias e formas de construção deste tipo de aplicação.

Aplicações baseadas na web. Processo de engenharia para web. Análise e projeto de aplicações baseadas na web. Tecnologias de construção de aplicações para web. Testes de aplicações baseadas na web. Gestão de projetos de desenvolvimento para web.

• Histórico das tecnologias de desenvolvimento Web – limitações e evoluções
  • Fundamentos de Java Server Pages (JSP)
  • Diferentes memórias de uma aplicação Web – página, requisição, sessão e aplicação
  • Anatomia de uma aplicação Web – componentes do modelo MVC
  • Projeto de banco de dados para uma aplicação Web
  • Bibliotecas de tags e a camada de visão da aplicação
  • Servlets e a camada de controle da aplicação
  • Frameworks de desenvolvimento web com Java
  • Mecanismos de teste unitário para aplicações web com Java
  • Segurança em aplicações Web
  • Introdução a ambientes de alta escalabilidade – cloud computing e app engines
  • Introdução aos bancos de dados NoSQL
  • AJAX e comunicação cliente-servidor – JSON
  • Mapeamento objeto-relacional com Hibernate
  • Temas abertos e recentes sobre desenvolvimento para a Web

Aprendizagem baseada em projeto: como parte da avaliação, o aluno deve projetar e construir, em grupo, um sistema de informação definido pelo professor. Idealmente o sistema deve ser projetado para que possa ser construído em cerca de 80 horas por um grupo de 3 alunos (~25 horas de trabalho por aluno).
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno na realização do projeto, são realizadas aulas presenciais onde o conteúdo programático é apresentado na forma de teoria e de código-fonte. A exposição de conteúdo é concentrada na primeira metade do curso, ficando a segunda dividida entre aulas expositivas e aulas de acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos alunos.

A avaliação é realizada por meio de uma prova teórica realizada no meio do curso (peso 1) e pela construção de um sistema desenvolvido ao longo da segunda parte do curso (peso 2). A nota do aluno (M) é a média ponderada do projeto e da prova. Alunos com nota entre 4,0 e 7,0 deverão fazer uma prova final teórica. Neste caso, o aluno será aprovado se a média (MF) entre sua nota e a nota da prova final for igual ou superior a 5. Caso contrário, o aluno será reprovado.

Se M marior ou igual a 7 então aluno será aprovado com média M.
Se M menor que 4,0, então aluno será reprovado com média M.
Se M maior que 4,0 e M menor que 7,0 e MF maior que 5,0, então aluno será aprovado com média MF.
Se M maior que que 4,0 e M menor que 7,0 e MF menor 5,0, então aluno será reprovado com média MF.

• HALL, M., Core Servlets And Java Server Pages, Volume 2: Advanced Technologies, 2nd Edition, Prentice-Hall, 2007