Desenvolvimento de Páginas WEB – TIN0106

Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Mariano Pimentel

Capacitar o aluno a projetar e desenvolver a interface de websites (front-end).

Linguagens para escrita de páginas web, multimídia para web, e projeto web (webdesign).

Para capacitar o aluno a desenvolver a interface de websites, na disciplina são trabalhadas as linguagens HTML, CSS e JavaScript, e também são discutidos os princípios de design para web (webDesign).

• Html
    • Estruturação do Documento
    • Validação
    • Elementos HTML: textos, seções, links, imagem, tabelas, formulários
  • CSS
    • Estilos
    • Formatação de textos
    • Diagramação
    • Sintaxe e tipos de dados
    • Objetos nativos
    • DOM
  • Princípios de Design para Web
    • Etapas de um projeto Web
    • Elaboração de conteúdos (títulos, textos e imagens)
    • Usabilidade

Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve desenvolver um projeto web de sua escolha, tal como homepage, hotsite, comércio-eletrônico, sistema de redes sociais etc.
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno na realização do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação.
Aprendizagem colaborativa: algumas aulas são destinadas para a realização de sessões de DOJO (uma dupla desenvolve enquanto o resto da turma acompanha e discute o que a dupla está desenvolvendo), visando emergir as dúvidas da turma e também promover a integração dos alunos para a aprendizagem em grupo.

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante entrega 10 trabalhos intermediários aplicando o conteúdo da disciplina no desenvolvimento de seu projeto em particular.
Avaliação somativa: ao término da disciplina, o aluno apresenta um trabalho final da disciplina, que é o projeto de site que foi desenvolvendo ao longo da disciplina.
Cálculo da nota-final: (média dos 10 trabalhos intermediários + nota do trabalho final) / 2.
Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obter nota-final acima de 5.