Bancos de Dados II – TIN0169

Pré-requisitos: Banco de Dados I e Estruturas de Dados II
Professor Responsável: Tadeu Moreira de Classe

Objetivos da Disciplina

Capacitar o aluno a projetar um esquema de banco de dados; criticar a qualidade semântica (conceitual), estrutural (lógica) e física de um esquema de banco de dados relacional; identificar e definir os principais elementos da arquitetura de um sistema de banco de dados relacional; analisar o desempenho de consultas sobre bancos de dados relacionais; comparar as diferentes estratégias de programação em bancos de dados relacionais; analisar os benefícios das estruturas físicas de dados e de indexação no processamento de consultas e de transações em um SGBD relacional; identificar, definir e classificar problemas de segurança em bancos de dados, definir um SGBD relacional-objeto e analisar os benefícios do modelo relacional-objeto frente ao relacional.

Ementa

Revisão de SGBD relacional e SQL. Armazenamento de dados, Indexação e Processamento de Consultas. Projeto de bancos de dados relacionais. Conceitos de Processamento de Transações. Segurança e Autorização em bancos de dados. Introdução à Orientação a Objetos em banco de dados. SGBD relacional-objeto.

Conteúdo Programático

• Revisão de SGBD relacional e SQL
    • Conceitos e arquitetura de Sistemas de Bancos de Dados
    • Papéis em um ambiente de BD
    • Modelo lógico relacional
  • Armazenamento de dados e indexação
    • Estruturas básicas de organização de arquivos
    • Índices de 1 nível (hashing) e multinível (árvores B e variantes)
  • Projeto de bancos de dados relacionais
    • Restrições de integridade, visões e comandos procedurais em SQL
  • Processamento de consultas
    • Fases do processamento de consultas SQL
    • Álgebra Relacional
    • Planos de execução de consultas SQL
    • Otimização de consultas
  • Processamento de transações
    • Conceitos e definições
    • Propriedades de transações
    • Recuperação de falhas
  • Segurança e autorização em bancos de dados
    • Aspectos de segurança de dados
    • Mecanismos de controle de acesso
  • Introdução à Orientação a Objetos em banco de dados e SGBD relacional-objeto
    • Conceitos de orientação a objetos em bancos de dados
    • Elementos do modelo relacional-objeto
    • Extensões à linguagem SQL

Metodologia

Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve projetar um esquema de banco de dados de um domínio pré-definido.
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno na realização do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação.

Avaliação

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante realiza provas e exercícios individuais ou em dupla, aplicando e avaliando o conteúdo já coberto.
Instrumentos: Provas parciais (70% da média) e exercícios individuais ou em dupla (30% da média).

• Date, C.J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Campus, 2000.
  • Elmasri, R. Navathe, S.B. Sistemas de Bancos de Dados. Addison-Wesley, 2005.