Algoritmos para Problemas Combinatórios – TIN0144

Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Análise de Algoritmos
Professor Responsável: Adriana Alvim

O objetivo deste curso é capacitar o aluno a resolver, de forma heurística, problemas de otimização combinatória difíceis através da aplicação de técnicas fundamentais e avançadas para a construção de heurísticas eficientes. Outro objetivo do curso é capacitar o aluno a conduzir experimento computacional com o objetivo de avaliar e analisar os resultados obtidos e elaborar relatório técnico sobre o experimento.

Problemas de otimização combinatória. Programação Dinâmica. Algoritmos Gulosos. Branch&bound.e A*. Heurísticas e metaheurísticas. Simulated annealing, busca tabu, algoritmos genéticos, GRASP e VNS.

• Revisão sobre a teoria da complexidade.
  • Problemas de otimização combinatória.
  • Soluções. Representação e construção. Vizinhança. Busca local.
  • Metaheurísticas:
    • Simulated annealing
    • Busca tabu
    • Algoritmos genéticos
    • GRASP
    • VNS/VND
    • Iterated local search (ILS)
  • Aplicações
  • Tópicos sobre trabalhos experimentais com algoritmos

Exposição de conteúdos: aulas expositivas de apresentação de conteúdo teórico.
Aprendizagem baseada em projetos: projeto prático de implementação para resolver, de forma heurística, um dado problema de otimização combinatória difícil. Condução de experimento computacional com o objetivo de avaliar e analisar os resultados obtidos pela proposta de solução.
Aprendizagem colaborativa: cada aluno (ou grupo) deverá apresentar um seminário com sua proposta de solução incentivando os demais colegas à participação e discussões sobre o tema abordado.

A avaliação se dará de forma contínua. Ao longo do período o aluno (ou grupo) deverá apresentar, por escrito, relatórios intermediários da sua proposta de solução que serão avaliados pelo professor. Como resultado deste processo dinâmico, onde o aluno apresenta suas ideias e resultados parciais e o professor comenta e discute, será produzido, pelo aluno, um relatório final com sua proposta de solução e análise dos resultados. A avaliação final levará em consideração o relatório final, o seminário e a participação em sala.

• Notas de aula.
  • Holger H. Hoos; Thomas Stützle, Stochastic Local Search Foundations and Applications, Morgan Kaufmann / Elsevier, 2004.