Administração de Bancos de Dados – TIN0135

Optativa – 60 horas – 4 créditos
Pré-requisitos: Banco de Dados II
Professor Responsável: Reinaldo Viana Alvares

Conhecer as técnicas básicas para o exercício de funções de administrador de banco de dados corporativo, aplicando conhecimentos adquiridos em Banco de Dados I e II.

Administração de dados. Administração de Banco de Dados. Projeto e implementação de uma base de dados relacional, em ambiente cliente-servidor, utilizando SGBD. Importação e exportação de dados. Estudo dos planos de acesso gerados pelas consultas. Otimização de consultas. Uso de índices. Gerenciamento de espaço em disco. Tuning. Cópia e recuperação da base de dados.

• Funções de Administração em Ambiente de Banco de Dados. Papéis e responsabilidades de suporte.
  • Arquiteturas e Catálogo de SGBD relacional. Níveis e tipos de Arquitetura. Ambiente e componentes. Catálogo. Metamodelo. Information Schema. Exemplos de implementação.
  • Organização de Arquivos em SGBD relacional. Hierarquia de memória. Tipos de organização de arquivos e índices. Exemplos de implementação.
  • Índices em SGBD relacional. Tipos de índices. Índices multicolunas. Combinação de índices. Índices sobre expressões. Índices parciais. Análise do uso de índices em planos de execução de consultas. Exemplos de implementação.
  • Processamento, Otimização e Execução de Consultas. Estratégias de otimização por regras e por custo. Planos de acesso: varreduras sequenciais de tabelas e índices; operações de junção, de conjuntos e de ordenação. Exemplos de implementação.
  • Projeto físico e implementação de banco de dados relacional. Fatores que influenciam no projeto físico. Dicas para projeto de tabelas. Estratégias de tuning de projeto: indexação, desnormalização, replicação, particionamento. Exemplos de implementação.
  • Sintonização (Tuning) de banco de dados relacional. Objetivos e visão geral. Tuning de memória. Tuning de consultas. Exemplos de implementação.
  • Processamento de transações. Propriedades das transações. Problemas de controle de concorrência. Níveis de isolamento de transações.
  • Auditoria, Segurança, Backup e Recovery em banco de dados relacional.

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante realiza provas e tarefas individuais ou em dupla, aplicando e avaliando o conteúdo revisado.
Instrumentos: Provas parciais (70% da média) e exercícios individuais ou em dupla (30% da média).
Prova final para alunos com média maior que 4,0 e menor que 7,0.

Aprendizado baseado em tarefas práticas: o conteúdo programático é apresentado como revisão de conceitos aprendidos em disciplinas de fundamentos de bancos de dados, sob demanda, e os alunos realizam exercícios sobre um SGBD adotado como exemplo de implementação.

• Date, C.J. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Campus, 2004.
  • Elmasri, R. Navathe, S.B., Sistemas de Bancos de Dados: Fundamentos e Aplicações, Addison-Wesley, 2005.
  • Melo, R, Silva, S., Tanaka, A. Bancos de Dados em Aplicações Cliente/Servidor. Infobook, 1998.
  • Mullins, Craig S. Database administration: the Complete Guide to Practices and Procedures, Addison-Wesley, 2002.
  • Sasha, D., Bonnet, P. Database Tunning: Principles, Experiments, and Troubleshooting Techniques, Morgan Kaufmann, 2003.