Palestra 19/08/20

Empreendedorismo brasileiro: a história de uma start-up de TI e sua expansão internacional
Palestrante: Ricardo Gomes Clemente (Intelie)
Data: 19/08/2020, 17h
Palestra disponível em: https://youtu.be/Umpny9C3Obo
Mais detalhes

Nesta palestra será apresentada a jornada empreendedora da Intelie. Uma empresa brasileira que teve seu início em 2009 em uma universidade carioca, a partir da pesquisa de mestrado de seus fundadores. Hoje a Intelie é uma das líderes de mercado em seu segmento, sendo adquirida por uma multinacional americana listada na Nasdaq. Quais as principais lições aprendidas na criação da empresa? Como se dá o direcionamento da tecnologia em uma solução de missão crítica? Como aconteceu o processo de de decisão e a internacionalização da empresa? Como é a criação de um time e manutenção da cultura com centenas de pessoas distribuídas no mundo?

Ricardo Gomes Clemente é Graduado em Eng. Eletrônica pela UFRJ, possui especialização em Redes de Computadores pelo NCE-UFRJ e Mestrado em Informática pela PUC-Rio. Co-fundador da Intelie em 2008, foi responsável pela expansão da empresa nos Estados Unidos a partir de 2016, quando concluiu o Laboratório de Empreendedorismo Global do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atualmente é o Vice Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Novos Negócios da Rignet Inc.