Técnicas de Programação II - TIN0011

Obrigatória - 90 horas - 5 créditos
Pré-requisitos: Técnicas de Programação I
Professor Responsável: Pedro Moura

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Capacitar o aluno a desenvolver projetos utilizando conceitos básicos de modelagem, linguagens orientada a objeto e estruturas de dados através da:

EMENTA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Aulas expositivas e em laboratório. Exercícios resolvidos pelos alunos.

Exposição de conteúdo: aulas presenciais terão exposição de conteúdo teórico e proposta de projetos para a prática destes conteúdos.
Aprendizagem colaborativa: alguns dos projetos propostos pelo professor serão resolvidos com sessões de DOJO (uma dupla desenvolve enquanto o resto da turma acompanha e discute o que a dupla está desenvolvendo), visando emergir as dúvidas da turma e também promover a integração dos alunos para a aprendizagem em grupo.
Aprendizagem baseada em projeto: a partir dos exemplos de projetos apresentados em sala o aluno deverá desenvolver um projeto, utilizando uma linguagem Orientada a Objetos, para a solução de um problema a sua escolha.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: Ao longo da disciplina, o estudante entregará tarefas intermediárias aplicando e fixando individualmente o conteúdo da disciplina em exercícios propostos pelo professor. Em grupos, os estudantes respondem a um conjunto de questões propostas pelo professor.
Avaliação Somativa: Consiste de três notas: G1, G2 e G3. Cada uma delas podendo ser composta pela combinação de três instrumentos de avaliação, a saber: prova, trabalhos práticos de implementação e participação em sala de aula.
Cálculo da nota-final: A média final será igual a média da G1e a G2 se esta for maior que 7,0 senão esta será igual a ((média da G1 e a G2) + G3)/2.
Serão aprovados apenas os alunos com média final igual ou superior a 5,0.

BIBLIOGRAFIA