Processos de Software - TIN0122

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Projeto e Construção de Sistemas
Professor Responsável: Gleison Santos

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

EMENTA

Processo de Software. Modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de software. Homologação. Implantação de Software. Manutenção de Software. Gerência de requisitos. Garantia da Qualidade de Processos e Produtos. Métricas e Medições. Fábrica de Software. Modelos de qualidade de processos de software.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Exposição de conteúdo: serão apresentados o conteúdo teórico referente aos tópicos estudados.
Aprendizagem baseada em tarefas práticas: para o entendimento dos conteúdos serão passados exercícios práticos onde o conhecimento téorica precisará ser aplicado. Após e durante a execução dos exercícios, haverá discussão sobre as dificuldades e resultados.
Aprendizagem baseada em dinâmica em grupo: os alunos participarão de uma dinâmica com o objetivo de simular o trabalho de uma equipe de desenvolvimento onde serão discutidos: definição e uso de processos de software, garantia da qualidade e medição de software.

AVALIAÇÃO

Avaliação somativa: ao longo da disciplina haverá duas avaliações com o objetivo de avaliar pontos específicos do conteúdo programático de forma individual.
Avaliação continuada: a presença e participação dos alunos nas aulas será avaliada e poderá compor parte da nota final.
Cálculo da nota final: a média final (M) será uma composição das notas das duas avaliações provas e da nota de participação.

Se M maior ou igual a 7,0, então aluno será aprovado com média M.
Se M menor 4,0, então aluno será reprovado com média M.
Se M maior ou igual a 4,0 e M menor que 7,0, aluno deverá fazer prova final PF e MF = (M + PF) / 2.
MF será a média final nesse caso e será aprovado o aluno com MF maior ou igual a 5.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Não vai ser utilizado um livro texto. A maior parte do conteúdo está coberto diretamente nas notas de aula que serão disponibilizadas no sistema de apoio ao ensino Moodle ao longo do período.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS