Projeto e Construção de Sistemas com SGBD - TIN0125

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Banco de Dados II e Projeto e Construção de Sistemas
Professor Responsável: Asterio Tanaka

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Adquirir habilidade na tarefa de projetar e construir um sistema de informação em ambiente de banco de dados, produzindo os artefatos do processo de desenvolvimento de sistemas.

EMENTA

Modelos de dados e ferramentas de modelagem; técnicas de projeto estruturado e orientado a objetos; modelos para banco de dados: relacional, hierárquico, em redes, orientado a objetos; ferramentas CASE; dicionários de dados, repositórios, warehouses. Implementação: codificação Windows/GUI ou implementação, geração de código/aplicação, planejamento cliente-servidor, teste e instalação; conversão de sistema, treinamento e integração do usuário final e revisão pós-implementação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Aprendizagem Baseada em Projetos.

A demanda por revisão de conceitos necessários na disciplina é levantada através de questionário de conhecimentos iniciais, aplicado na primeira semana.

O projeto a ser realizado ao longo da disciplina é o desenvolvimento de um sistema de informação escolhido pelos alunos, em grupos.

As aulas presenciais servem para exposição e revisão de conteúdos, e como pontos de controle do cronograma de desenvolvimento do projeto. O controle é feito através de entrega de artefatos intermediários e seminários, onde os alunos apresentam e discutem tópicos relativos às etapas dos projetos.

AVALIAÇÃO

Formativa: os alunos entregam trabalhos intermediários (relatórios e seminários), segundo cronograma, em que o professor atua como gerente dos projetos e avalia a participação individual dos alunos.

Somativa: ao final da disciplina, os alunos entregam o sistema desenvolvido em grupo e o apresentam em seminário final.

A nota final do aluno é igual à média das notas dos artefatos entregues e da apresentação final, ponderada por pesos de participação individual e auto-avaliação do grupo.

São aprovados os alunos com média final maior que 7,0 e Prova final para alunos com média maior que 4,0 e menor 7,0.

BIBLIOGRAFIA