Linguagens Formais e Autômatos - TIN0119

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Estruturas Discretas
Professor Responsável: Geiza Hamazaki

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Capacitar o aluno a:

EMENTA

Hierarquia de Chomsky. Alfabetos e linguagens. Gramáticas. Autômatos finitos e linguagens regulares; máquinas de pilha e linguagens livres de contexto, gramáticas LL(k) e LR(k); gramáticas sensíveis a contexto. Máquinas de Turing. Capacidade e limite de cada classe. Decidibilidade e Computabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Exposição de conteúdo: aulas presenciais terão apresentação do conteúdo teórico e aplicação dos exercícios de fixação.
Aprendizagem colaborativa: para o entendimento dos conteúdos serão apresentados questões, pelo professor, cujas soluções serão propostas e discutidas pelos alunos.
Aprendizagem baseada em projeto: a partir dos exemplos de sistemas apresentados em sala, o aluno deverá desenvolver um projeto para a solução de um problema prático ou apresentado na literatura.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: Ao longo da disciplina, o estudante entregará tarefas intermediárias aplicando e fixando individualmente o conteúdo da disciplina em exercícios propostos pelo professor. Em grupos, os estudantes respondem à cada aula a um conjunto de questões propostas pelo professor.
Avaliação Somativa: Ao longo da disciplina haverão três avaliações(G1, G2 e G3) para o cálculo da nota final.
Avaliação 1 (G1): Esta será composta de um prova teórica versando sobre os conceitos ministrados, trabalhos individuais e as participações em sala de aula.
Avaliação 2 (G2): Esta será composta de um prova teórica versando sobre os conceitos ministrados, participações em sala de aula e um projeto para aplicar os conceitos teóricos apresentados na solução de um problema real ou apresentado pela literatura.

Se média das duas avaliações do aluno for maior ou igual a 7,0 será aprovado sem necessidade de prova final (G3). Caso contrário, fará uma prova final.

Cálculo da nota-final: A nota final será igual a média da G1e a G2 se esta for maior que 7,0 senão esta será igual a ((média da G1 e a G2) + G3)/2.

Serão aprovados apenas os alunos com média final igual ou superior a 5,0.

BIBLIOGRAFIA