Fundamentos de Sistemas de Informação - TIN0112

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: nenhum
Professor Responsável: Sean Siqueira

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Discutir e construir conhecimento sobre os principais conceitos e características de Sistemas de Informação, bem como explorar tecnologias de informação e comunicação, em particular nos negócios e na sociedade.

EMENTA

Introdução a Sistemas de Informação; Sistemas de Informação na Empresa; Infra-Estrutura da Tecnologia de Informação; Desenvolvimento de Sistemas de Informação e Paradigmas de Modelagem de Sistemas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Aprendizagem baseada em discussão: ao longo da disciplina o aluno deve buscar informações e trazer para discussão em aula, promovendo a atualização dos assuntos e a construção coletiva do conhecimento.
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno nos tópicos e nas discussões, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação.
Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve desenvolver um projeto de planejamento de negócio e de TI para o negócio, bem como a modelagem essencial para uma parte de um sistema de processamento de transação. Aprendizagem colaborativa: algumas aulas são destinadas a discussões e trabalhos em grupos, visando emergir as dúvidas da turma e também promover a integração dos alunos para a aprendizagem em grupo.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante entrega é avaliado pelas contribuições nas discussões e através de trabalhos intermediários aplicando o conteúdo da disciplina no desenvolvimento de seu projeto em particular.
Avaliação somativa: ao término de cada etapa da disciplina (Sistemas de Informação nos Negócios e Modelagem de Sistemas), o aluno apresenta um trabalho. Também são aplicadas duas provas ao longo do semestre com objetivo de avaliar pontos específicos do conteúdo programático de forma individual.
Cálculo da nota: média das provas (+ bonificação por participação e trabalhos intermediários). Caso esta nota seja igual ou superior a 4,0, mas inferior a 7,0, há uma prova final contemplando o conteúdo de toda a disciplina. Neste caso, a nota-final do aluno é a média da nota e a prova final.
Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obter nota-final igual ou superior a 5,0.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR