Estruturas de Dados II - TIN0168

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Estruturas de Dados I
Professor Responsável: Vânia Félix Dias

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Estudar as principais estruturas de dados não triviais. Obter base para o desenvolvimento de sistemas com estruturas de dados eficientes e transmitir noções básicas de complexidade relacionadas as estruturas de dados.

EMENTA

Noções de complexidade de algoritmos. Árvores balanceadas. Tabelas de Dispersão (Hashing). Representações de Grafos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Exposição de conteúdo: nas aulas presenciais serão apresentados o conteúdo teórico das diversas estruturas de dados não triviais, fortemente demonstrados através de exemplos de cada uma das estruturas estudadas.
Aprendizagem colaborativa: para o entendimento dos conteúdos serão apresentados problemas cujas soluções serão propostas e discutidas pelos alunos.
Aprendizagem baseada em projeto: a fim de solucionar alguns problemas propostos, o aluno deverá desenvolver projetos de algoritmos utilizando as estruturas de dados vistas em sala.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante apresentará em grupo aproximadamente 5 projetos, um para cada problema proposto, sendo cada um dos problemas correspondente a uma das estruturas de dados estudada no momento.
Avaliação somativa: ao longo da disciplina haverão duas avaliações com o objetivo de avaliar pontos específicos do conteúdo programático de forma individual.
Cálculo da nota final: (média dos trabalhos intermediários) / 2 + (média das provas) / 2.
Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obter nota final acima de 5.

BIBLIOGRAFIA