Estruturas de Dados I - TIN0114

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Técnicas de Programação II
Professor Responsável: Adriana Alvim

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Capacitar o aluno a implementar e utilizar estruturas de dados básicas.

EMENTA

Revisão de Abstração de Dados e Programação Orientada a Objetos. Estruturas de Arquivos. Pilhas, filas e listas encadeadas. Heaps e filas de prioridade. Conjuntos. Árvores binárias e de grau N. Árvores binárias de busca.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Exposição de conteúdos: aulas expositivas de apresentação de conteúdo teórico.
Aprendizagem baseada em problemas: em sala de aula, resolução de problemas envolvendo o conteúdo apresentado e listas de exercícios com problemas para o aluno resolver em casa.
Aprendizagem baseada em projetos: em grupo, resolução de projeto prático de implementação envolvendo estruturas de dados apresentadas em sala de aula. Aprendizagem colaborativa: em sala de aula, discussões envolvendo propostas de soluções, dúvidas e questões relacionadas ao conteúdo programático.

AVALIAÇÃO

Consiste de três notas: N1, N2 e N3. Cada uma delas podendo ser composta pela combinação de três instrumentos de avaliação, a saber: prova, trabalhos práticos de implementação e participação em sala de aula.

Se N1, N2 e N3 >= 3,0 a nota final (NF) é a média aritmética das três notas NF = (N1 + N2 + N3)/3, em outros casos, o aluno faz prova final escrita (PF).
Se NF >= 7,0 o aluno não precisa fazer a PF e sua Média = NF.
Se PF >= 3,0, então Média = (Nm + Nn + PF)/3 onde Nm e Nn são as duas maiores notas entre N1, N2 e N3.
Se PF < 3,0, então Média = (N1 + N2 + N3 + PF*3)/6.
Aqueles que obtiverem Média >= 5,0 estão aprovados.

BIBLIOGRAFIA