Bancos de Dados II - TIN0169

Obrigatória - 60 horas - 4 créditos
Pré-requisitos: Banco de Dados I e Estruturas de Dados II
Professor Responsável: Fernanda Baião

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Capacitar o aluno a projetar um esquema de banco de dados; criticar a qualidade semântica (conceitual), estrutural (lógica) e física de um esquema de banco de dados relacional; identificar e definir os principais elementos da arquitetura de um sistema de banco de dados relacional; analisar o desempenho de consultas sobre bancos de dados relacionais; comparar as diferentes estratégias de programação em bancos de dados relacionais; analisar os benefícios das estruturas físicas de dados e de indexação no processamento de consultas e de transações em um SGBD relacional; identificar, definir e classificar problemas de segurança em bancos de dados, definir um SGBD relacional-objeto e analisar os benefícios do modelo relacional-objeto frente ao relacional.

EMENTA

Revisão de SGBD relacional e SQL. Armazenamento de dados, Indexação e Processamento de Consultas. Projeto de bancos de dados relacionais. Conceitos de Processamento de Transações. Segurança e Autorização em bancos de dados. Introdução à Orientação a Objetos em banco de dados. SGBD relacional-objeto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

METODOLOGIA

Aprendizagem baseada em projeto: ao longo da disciplina o aluno deve projetar um esquema de banco de dados de um domínio pré-definido.
Exposição de conteúdo: para apoiar o aluno na realização do projeto, são realizadas aulas presenciais com exposição de conteúdos e aplicação de exercícios de fixação.

AVALIAÇÃO

Avaliação contínua: ao longo da disciplina, o estudante realiza provas e exercícios individuais ou em dupla, aplicando e avaliando o conteúdo já coberto.
Instrumentos: Provas parciais (70% da média) e exercícios individuais ou em dupla (30% da média).

BIBLIOGRAFIA